top of page

NOVO Curso de Formação em Focusing - 2021 / 2022


Um curso que te proporcionará um conhecimento vasto e uma vivência ampla em focusing.

A focalização é uma das contribuições mais importantes do filósofo e psicoterapeuta experiencial Eugene Gendlin, nascido em Viena em 1926 e sediado nos Estados Unidos a partir de 1938, onde se tornou, por onze anos, um profundo colaborador de Carl Rogers, expoente da Psicologia Humanista do século XX e incansável pesquisador dos processos terapêuticos.


Focusing/focalização é uma filosofia, psicoterapia, metodologia e técnica corporal desenvolvida a partir dos anos 60 por Gendlin que descobriu, após investigar centenas de gravações de sessões terapêuticas, que as pessoas que entravam em contato com as suas sensações corporais tinham mais êxitos no seu processo psicoterapêutico. O corpo é mais do que uma máquina, ele é a consciência viva de tudo que sentimos, registrando portanto tudo o que passamos em nossa existência. Desse modo, Gendlin se concentrou em desenvolver um caminho que ensinasse as pessoas a perceber e conectar com suas experiências emocionais a partir do corpo e, portanto, a descobrir a direção construtiva das mesmas, ou seja, a reconhecer o que elas querem indicar como caminho de mudança para a pessoa que a vivencia.


A psicoterapia experiencial, movimento de onde nasce a focalização, segue sendo ampliada através do olhar da filosofia do implícito. Ela propõe que a mudança psicológica ocorre quando o movimento da experiência pode ser vivido e continuado interiormente através do corpo.


Te convidamos a mergulhar conosco nessa imensidão que é a focalização e a

trilhar caminhos pessoais e profissionais totalmente novos...


Objetivo: Apresentar a Filosofia do Implícito de Eugene Gendlin, a Psicoterapia Experiencial e a Focalização aos profissionais que trabalham com o desenvolvimento humano.


Público-Alvo: Psicólogos, estudantes de psicologia e todos interessados em focalização que trabalham com o desenvolvimento humano.


Data: 05/08/2021 a 27/08/2022


Local: Casa Virtual IBF - ONLINE


Horário: 19h - 21:30h


Aulas semanais às quintas-feiras. Excepcionalmente, terão aulas às sextas-feiras e sábados conforme estabelecido em cronograma.


Corpo Docente:


Maria Luíza Rocha de Andrade (PB):

Psicóloga Clínica, Especialista em Sexualidade Humana, Mestre em Educação. Psicoterapeuta e Ludoterapeuta na Abordagem Centrada na Pessoa, Facilitadora de Grupos, Palestrante, Escritora, Professora e Supervisora Clínica. Vice Coordenadora Geral da Associação Ibero-americana da Abordagem Centrada na Pessoa. Coordenadora de Psicologia no Programa Educacional Diabetes Weekend. Coordenadora de Focusing pelo TIFI - The International Focusing Institute (NY-EUA), Focusing Trainer e Focusing Oriented Psycotherapy pela mesma instituição. Membro fundadora do CPH MINAS – Centro de Psicologia Humanista de Minas Gerais e do IBF – Instituto Brasileiro de Focusing/Focalização. Têm experiência em Psicologia Clínica e Psicologia da Educação sob a perspectiva Humanista-Existencial, atuando, nos últimos anos, principalmente nos seguintes temas: Abordagem Centrada na Pessoa, Focalização, Ludoterapia, Educação, Sexualidade Humana, Formação Continuada do Psicólogo e Grupos de Encontro.


Ana Lídia Mafra Bicalho de Oliveira (MG): Psicóloga clínica, Psicoterapeuta, Facilitadora de Grupos, Palestrante, Professora e Supervisora Clínica. Especialista em Arteterapia pela UNAR. Formação em Psicoterapia Centrada no Cliente pelo CPH MINAS, Gestalt-terapia e Bioenergética. Coordenadora de Focusing pelo TIFI - The International F

ocusing Institute (NY-EUA), Focusing Trainer e Focusing Oriented Psycotherapy pela mesma instituição. Membro do CPH MINAS - Centro de Psicologia Humanista de Minas Gerais e membro-fundadora do IBF – Instituto Brasileiro de Focusing/Focalização. Atua nos últimos anos especialmente nas seguintes temáticas: abordagem centrada na pessoa, focalização, corporalidade em psicologia, saúde mental, formação de psicoterapeutas.



Rui Carlos Stockinger (RJ):

Psicólogo e Psicoterapeuta na Abordagem Centrada na Pessoa. Formação Analítica, Especialista em Psicossomática, MBA em Gestão de Pessoas. Focusing trainer pelo The Focusing Institute of New York. Ex-coordenador de Saúde Mental de Petrópolis, RJ, Professor de Pós-Graduação da UCP e FASE Petrópolis. Escritor.










Márcio Arthoni (CE):

Professor do Curso de Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), nos setores de Estudos de Teorias Psicoterápicas Humanistas: Abordagem Centrada na Pessoa e Gestalt-terapia e de Psicopatologia Fenomenológica. Supervisor de estágio em clínica e coordenador do Laboratório de Estudos sobre a Finitude - LaFin, onde desenvolve estudos sobre finitude, suicídio e luto.




Tomeu Barceló Rosselló (Espanha): Professor, Filósofo, Filólogo, especialista em grupos pelo Center for Studies of the Person de La Jolla - Califórnia, Certificação em Focusing Professional (Trainer) e Coordenador pelo The International Focusing Institute de Nova York (TIFI), Coordenador Nacional do Instituto Espanhol de Focusing (Madrid), Diretor do Instituto de Formação Ramon Serra (Palma de Mallorca). Membro ativo da Abordagem Centrada na Pessoa. Autor de “Centrar-se en les Personas, “Crecer em Grupo”, “Entre Personas” e de muitos artigos em revistas especializadas de Psicologia, Filosofia e Educação. Co-autor do “Manual Práctico Del Focusing de Gendlin”. Membro Gestor da Associação Iberoamericana da Abordagem Centrada na Pessoa. Consultor Internacional do CPHMINAS e IBF.



Rosa María Martínez (Espanha):

Psicóloga Especialista em Psicoterapia, individual, grupal e de casal. Certificado Europeu em Psicologia e Psicoterapia da EFPA. Especialista em Elaboração de lutos por uma perda significativa. Formadora de Focusing, Focusing Oriented Psychotherapy e Coordenadora de focusing Certificada pelo TIFI . Grupos de prática e sessões individuais. Monográficos de aplicaciones de Focusing: Sueños, Duelo y Psicoterapia


Isabel Gascón Juste (Espanha):

Focusing Oriented Psychotherapy, Formadora em Focusing e Coordenadora Certificada pelo TIFI. Coordenadora Nacional del Instituto Español de Focusing. Especialista em Assessoria Psicológica de Orientação Gestáltica e Centrada na Pessoa. Terapeuta Individual e de Grupo. D.U.E. especialista em Saúde do Trabalho. Professora no módulo de Focusing de Master em Psicoterapia Individual e de Grupo desde 2003.




Eduardo Blacher (Argentina):

Coordenador de focusing pelo the international focusing institute. Consultor psicológico (counselor) pelo instituto holos. Professor titular de focusing i e ii nos instituto intercambio, holos e san isidro, formador de níveis superiores e especialista em dor, sintomas e enfermidades crônicas. Focusing oriented terapist, ny. Membro do diretório internacional do internacional focusing institute.

Organizador de workshops, encontros e cursos de focusing no interior da argentina e em todo o mundo desde 2004






Kjell Ribert (Noruega):

Coordenador Certificado de Focusing pelo TIFI, Trainer em Focusing. Facilitador de Grupos, trabalhando segundo a abordagem centrada na pessoa (ACP), Coach e Consultor. Diretor de Ribert Cultura & Comunicación SA, Mediador de conflitos (MMCR da Universidade de Copenhague, Dinamarca). Linguista, facilitador de aquisição de idiomas estrangeiros, professor com formação adicional em sociologia e antropologia social.




Yanina Blacher (Argentina):

Focusing oriented therapy (FOT). Counselor na abordagem centrada na pessoa. Focusing trainer. Diplomada Gestáltica. Supervisora profissional. Docente e co-fundadora da escola Difundiendo Focusing.






Monika Catarina Lindner (Alemanha):

Trainee por el Instituto Internacional de Focusing, Experiential Concept Coach/Trainer /Cordinator (ECC, GwG), Faciltadora de Adquisición de Segundas Lenguas (Alemán), miembro del equipo científico „Embodied Critical Thinking“ (ECT), Membership Commitee (TIFI).




Gabriela Riveros (Chile):

Coordenadora de focalização. Estudou psicologia (1999-2003) na Universidade do Chile, momento em que decidiu iniciar um novo rumo em sua formação: adentrou-se ao mundo da arte e do desenho. Certificada como Focusing Trainer em 2004. A partir de então, trabalha na interrelação de ambos universos, dedicando-se ao processo criativo na área de direção de arte e imagem de marca




Edgardo Riveros (Chile):

Psicólogo pela Universidade do Chile (1975); Máster em Humanidades com menção em literatura pela Universidade Adolfo Ibáñez (2008), Coach Ontológico (Newfield Network, 2000). Coordenador do Instituto Focusing de Nova Iorque para Chile (2000), Professor titular do Seminário Internacional de Focusing em Nova Iorque, Weeklong (periodo 2017-2020), Diretor da Escola de Focusing em Español (2017). Como discípulo de Eugene Gendlin, obteve a Coordenação e licença para Chile no ano de 2000. Tem sido convidado por NY e Canadá em 2019 para facilitar oficinas sobre felt-sense, conceito chave da psicoterapia experiencial criado por Eugene Gendlin (1926-2017), criador da filosofia do Implícito. Autor de livros sobre focalização.



Conheça a APRESENTAÇÃO COMPLETA do curso clicando aqui:

objetivos específicos, duração, níveis, certificação, investimento, etc.


INSCRIÇÃO: (ATÉ 28/06/2021) Preencher o formulário de inscrição e aguardar instruções sobre o pagamento. Lembramos que as vagas são LIMITADAS e efetivadas mediante pagamento. Haverá confirmação após quórum mínimo de inscritos. CONTATOS: Ana Lídia (31) 99806-0893 (Vivo) Maria Luíza (83) 99997-6112 (Tim) contato@ibfocusing.com.br

Te esperamos para caminhar conosco!

bottom of page