ENTRELAÇANDO COMUNIDADE E CONHECIMENTO SENTIDO EM FOCALIZAÇÃO
O Instituto Brasileiro de Focusing, pioneiro no ensino formalizado e outorgado de focalização no Brasil, te convida a viver um NOVO MOMENTO em sua formação como terapeuta experiencial.
Nesse percurso extenso já trilhado por nós, sabemos que a focalização carrega uma bagagem profunda de conhecimentos teórico-práticos que podemos, e devemos, ir vivenciando-a de modo PROCESSUAL.
Gendlin desenvolveu um método que priorizasse a dimensão experiencial como base do processo de simbolização e integração das experiências. Portanto, o terapeuta nesse paradigma deve saber acompanhar os fluxos experienciais que se dão no SEU CORPO E NO CORPO DO CLIENTE, vivenciando uma relação terapêutica viva capaz de facilitar ao cliente o desenvolvimento de uma nova relação interna a partir do corpo com o seu processo de sentir , alcançando significados sentidos e movendo reais mudanças psicológicas.
Surgiu, então, em nossos corações o ENTRE-LAÇOS, um projeto que busca ser espaço de conexão, união e fortalecimento da comunidade de profissionais e facilitadores orientados pela focalização a partir de uma jornada de aprofundamento teórico-prática que promoverá atualização integrada das dimensões metodológica e terapêutica da focalização.
Te convidamos a vivenciar NOVOS LAÇOS com a focalização!
Objetivos
O ENTRE-LAÇOS é um Grupo de trabalho avançado para terapeutas orientados à focalização, que busca, em síntese, ampliar a sua habilidade de intervenção experiencial através do aprimoramento de uma escuta sensível, a partir de 3 pilares - Teoria, Prática e Vivências Profissionais - para então realizarmos construções de projetos e serviços terapêuticos a partir da focalização .
Através do ENTRE-LAÇOS desejamos desenvolver:
-
Novos elos de aprendizagem da focalização através de imersão e atualização de camadas de conhecimentos inéditos em cursos de focalização;
-
Maior capacidade do terapeuta em identificar o fenômeno da focalização nos processos terapêuticos de seus clientes, a partir de exemplos práticos e dinâmicos, facilitando a sua integração entre conceitos e experiências;
-
Ampliação da habilidade de intervenção experiencial do terapeuta através do aprimoramento de uma escuta sensível de como as experiências implícitas se movimentam e se expressam a partir do corpo bem como ajudar ao terapeuta a favorecer a relação do cliente com tudo isso.
-
Formação de uma comunidade de trabalho em focalização, ativa na busca do conhecimento e envolvida no seu autocuidado, capaz de representar o paradigma experiencial congruentemente em seu campo de atuação e de co-construir uma rede de confiança de indicação entre seus membros.
Não chamamos de Mentoria e sim Grupo de Trabalho, pois acreditamos num movimento de trabalho onde todos os saberes dos membros do grupo necessitam ser considerados nas construções realizadas conjuntamente!
Para isso, organizamos quatro eixos temáticos, cujo conteúdo apoiará o aprofundamento que o grupo de trabalho necessita para construir reflexões em co-visões, práticas e construções de projetos e serviços terapêuticos a partir da focalização, tudo isso previsto em cronograma flexível!
Será um grande reencontro entre almas (e profissionais) afins que necessitam se alimentar de um contato continuado com a focalização e que instigue a sua criatividade para parirmos, no mundo, a prática dessa ferramenta tão poderosa e maravilhosa!
Portanto, não teremos a característica de ser uma turma de formação. Quem está chegando são profissionais que já percorreram esse caminho e que podem avançar na direção de propósitos próprios e coletivos juntos, unidos e se co-amparando na missão de levar adiante a focalização ao mundo!
CONHEÇA A APRESENTAÇÃO COMPLETA DO PROJETO: