top of page

Nossa História

dupla.JPG

Em 2009 um grupo de psicólogos decidiu conhecer e estudar focusing e, juntos decidimos tornar possível esse desejo. Foi feito contato com o amigo e coordenador de focusing na Espanha, Tomeu Barceló, que prontamente se dispôs a vir ao Brasil periodicamente, para dar-nos a formação completa. A partir de então, formou-se uma parceria entre o Centro de Psicologia Humanista (CPHMINAS) e o Instituto Español de Focusing (IEF), representante do The International Focusing Institute (TIFI), para que a formação em focusing fosse oficialmente realizada no Brasil.

Esta formação transcorreu no período de três anos, tempo de superação de desafios e de abertura de caminhos para a difusão do focusing no Brasil. Em 2012 as primeiras treze pessoas desse grupo foram certificadas como Focalizadoras (Focusing Trainers) pelo The International Focusing Institute (TIFI). Nesse mesmo ano, juntamente com algumas pessoas desse grupo embrionário, decidimos fundar o Instituto Brasileiro de Focusing – nosso tão sonhado IBF.

Como o movimento natural da vida traz mudanças e nos convida a rearranjos, a partir de 2013 abraçamos o compromisso de promover a aprendizagem teórico-vivencial dessa riquíssima filosofia, psicoterapia e metodologia de trabalho às pessoas interessadas na formação no Brasil, assim como, de oferecer esse maravilhoso instrumento, facilitador de congruência e gerador de saúde integral aos nossos clientes. Entendemos que, assim, seguimos carregando o desejo de seu criador Eugene Gendlin, que almejava ver o focusing sendo difundido por todo o mundo para ampliar a capacidade das pessoas de se ajudarem e ajudarem ao outro.

 Imbuídas desse espírito, em 2014, Maria Luíza Rocha de Andrade iniciou seu processo como coordenadora de focusing em treinamento, sob a supervisão de Tomeu Barceló, sendo certificada coordenadora de focusing pelo TIFI em 2015. Ana Lídia Mafra, então, deu início ao seu processo de coordenadora de focusing em treinamento, sob a supervisão de Tomeu Barceló e de Maria Luiza, sendo certificada coordenadora de focusing pelo TIFI em 2016. Desde então, um profundo trabalho de estruturação pedagógico-curricular foi sendo realizado por ambas e, em meados de 2016, o Projeto Curricular e o Plano de Formação do IBF foram devidamente concluídos.

3 cups

Blueberries

Ana Lídia Mafra, então, deu início ao seu processo de coordenadora em formação, também sob a supervisão de Tomeu e Maria Luiza, sendo certificada coordenadora de focusing pelo TIFI

Em 2012 decidimos fundar o Instituto Brasileiro de Focusing – nosso tão sonhado IBF.

2013 abraçamos o compromisso de promover a aprendizagem teórico-vivencial dessa riquíssima filosofia, psicoterapia e metodologia de trabalho às pessoas interessadas na formação no Brasil

2014, Maria Luíza Rocha de Andrade iniciou seu processo como coordenadora de focusing em formação, sob a supervisão de Tomeu Barceló, sendo certificada coordenadora de focusing pelo TIFI 

2009

2013

2015

2016

2019

Nesses anos, são quase 200 alunos em formação nas diversas etapas do curso de focusing e mais de 50 eventos (dentre eles palestras, seminários, apresentações em congressose as próprias etapas da formação)

Tomeu Barceló, que prontamente se dispôs amavelmente a vir ao Brasil, periodicamente, para dar-nos a formação completa.

2012

Desde então, quase 200 alunos encontram-se em formação no IBF, nas diversas etapas do curso de formação em focusing, somam-se mais de 50 eventos realizados, dentre eles: palestras, seminários, apresentações em Fóruns, participação de Maria Luíza, como coordenadora colaborativa, na Week Long realizada pelo TIFI em Punta de Tralca - Chile em janeiro de 2019 e as próprias etapas da formação!

Fica o nosso desejo de que conheçam o nosso trabalho, nos acompanhem nas redes sociais e se sintam convidados a experimentar esse caminho que leva a um generoso e autêntico potencial de mudanças.

bottom of page