top of page
  • Foto do escritorIBF

Nível Intermediário: 97 horas


Este nível tem por finalidade a capacitação do aluno como facilitador de focusing em processos simples e complexos, o conhecimento das bases filosóficas e psicológicas do focusing e a participação em uma experiência de troca que consolide os conhecimentos, a prática e a familiarização com algumas facilitações completas de focusing.

Este nível consta das seguintes etapas: III, IV, Filosofia experiencial e do implícito I, Prática Supervisionada II, Práticas em Dupla e uma experiência intensiva teórico prática, denominada Escola da Estação, totalizando 97 horas.


Etapa III – Aprendendo a facilitar (10 horas)

Esta etapa tem por finalidade a capacitação do aluno para ser um facilitador de focusing que conheça os passos da metodologia e facilite com uma atitude de empatia profunda para que a pessoa enfocada possa significar sua experiência, aprofundar nela e mudar aquilo que impede seu crescimento e seu bem-estar pessoal de forma construtiva a partir do corpo.


Esta etapa tem uma duração de 10 horas.


Os principais elementos de conteúdo desta etapa são:

- Avançando na compreensão dos 6 movimentos de focusing;

- A empatia na linguagem verbal;

- A empatia na linguagem corporal;

- As distintas modalidades de simbolização humana;

- A escuta experiencial e a formação de significados;

- As dificuldades na facilitação de cada movimento.


· Focusing em dupla e trios: facilitar, ser facilitado e observar.


Etapa IV – Fenômenos do diálogo interno com a experiência sentida (12 horas)

Esta etapa tem por finalidade a capacitação do aluno para facilitar processos complexos a partir de situações emocionais profundas e, a partir daí, facilitar a mudança corporalmente sentida da pessoa facilitada através da compreensão de fenômenos importantes que aparecem no diálogo com a experiência interna: Criança Interior, Crítico Interno e A Sensação de "Pano de fundo".


Esta etapa tem uma duração de 12 horas.


Os principais elementos de conteúdo desta etapa são:

- Como acompanhar a criança interior;

- Como acompanhar as nossas vozes críticas;

- Focusing e Pano de fundo - background feeling;


Filosofia experiencial e do implícito I - (10 horas)

Esta etapa tem por finalidade a apresentação das bases epistemológicas e filosóficas da psicoterapia experiencial e da focalização bem como a introdução na filosofia do implícito.


Esta etapa tem uma duração de 10 horas.


Os principais elementos de conteúdo desta etapa são:

- Fundamentos filosóficos da psicoterapia experiencial;

- Introdução à filosofia do implícito;

- A linguagem do Implícito;

- As experiências congeladas.


Prática Supervisionada II - (10 horas)

Esta etapa de práticas supervisionadas tem por finalidade a consolidação e a avaliação das competências adquiridas em todo o processo de facilitação de focusing e seus seis movimentos.


Esta etapa terá duração de 10 horas e no transcurso destas, o aluno deverá participar dos seguintes processos de focusing:

- Presenciar um processo facilitado pelo facilitador;

- Facilitar processos completos em focusing;

- Ser facilitado em processos;

- Atuar como observador em grupos de colegas;

- Refletir sobre a presença em focusing.


Escola da Estação - (40 horas)

Esta etapa de formação experiencial intensiva, tem por finalidade o aprofundamento nas concepções filosóficas do sistema de Eugene Gendlin, o conhecimento dos novos aportes que vão sendo sistematizados no campo da Filosofia e da Psicologia Experiencial, a prática do processo de focusing com supervisão, a vivência de processos de focusing em diversas aplicações novas, o intercâmbio de experiências e a participação em uma experiência intensiva de grupo em um clima próprio do focusing e da abordagem centrada na pessoa.


Esta etapa tem uma duração de 40 horas, sendo estas horas distribuídas em até quatro dias continuados e em regime de comunidade virtual/presencial.


Desde que haja vagas, a Escola da Estação poderá receber pessoas que já tenham adquirido a titulação, mas que desejam participar como formação permanente.


Os principais elementos de conteúdo desta etapa são:

- Atualização de aspectos filosóficos da focalização (“a process model”, filosofia do implícito, etc).

- Treinamento da empatia profunda.

- A importância da presença na facilitação.

- Aplicaciones de focusing (Focusing e...);

- Práticas Supervisionadas de Focusing em duplas, grupos e individuais.


Estes conteúdos podem ser modificados em função de novas pesquisas.


Práticas em duplas - (15 horas)

Esta etapa de práticas em dupla tem por finalidade desenvolver e consolidar as habilidades do focalizador, bem como, compreender experiencialmente os efeitos do focusing em si mesmo.


Esta etapa terá duração de 15 horas (metade das horas como facilitador e metade como facilitado) e deverá acontecer de maneira não presencial.


A dupla formada deverá facilitar o processo de focusing de maneira sistematizada, ambos vivenciando como facilitador e facilitado e registrar em relatório específico. Após a construção destes relatórios, o aluno deverá encaminhá-los em arquivo word para o e-mail do ibf e aguardar uma confirmação de recebimento e de conclusão desta etapa.




bottom of page