top of page

Escola de Inverno


ESCOLA DE INVERNO ONLINE

Você é nosso convidado a viver essa importante etapa de aprofundamento do Curso de Formação em Focusing no formato online.


OBJETIVOS: -Aprofundar as concepções da filosofia do implícito de Eugene Gendlin; -Apresentar aplicabilidades em focusing; -Praticar o processo de focusing de forma supervisionada; -Discutir as variações inerentes a cada passo do processo; -Gerar intercâmbio de experiências entre os participantes; -Promover participação através de uma experiência intensiva de grupo em um clima próprio da psicoterapia experiencial e da abordagem centrada na pessoa.


INFORMAÇÕES: Público alvo: Psicólogos, estudantes de psicologia e interessados em focalização que já concluíram as etapas I,II,III e IV. Local: Casa Virtual do IBF Data: 04,05,18 e 19/09/2020.

Horários: 04/09/2020 - 14h às 19h

05,18 e 19/09/2020 - 9h às 19h

Investimento: R$ 850,00 à vista ou 3 parcelas de R$ 300,00 (agosto a outubro/2020)

PROGRAMAÇÃO:

Encontros de atualização 

- O poder transformador do Focusing

- Focusing e Criatividade: Criando a partir da sensação-sentida

- Focusing Centrado na Pessoa: Uma facilitação fluida

- Focusing com Imagens: Uma via de acesso à sensação-sentida



Vivências diárias em focalização

- Mini-focusing

- Facilitações em focusing com os coordenadores

- Práticas em mini-grupos

- Trocas supervisionadas

- Vivências em grupo

CORPO DOCENTE (NACIONAL E INTERNACIONAL):



ANA LÍDIA Mafra Bicalho de Oliveira (Coordenadora de Focusing): Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta, Facilitadora de Grupos, Palestrante, Professora e Supervisora Clínica. Especialista em Arteterapia pela UNAR. Formação em Psicoterapia Centrada no Cliente pelo CPH MINAS, Gestalt-terapia e Bioenergética. Coordenadora de Focusing pelo TIFI - The International Focusing Institute (NY-EUA). Membro do CPH MINAS - Centro de Psicologia Humanista de Minas Gerais desde 2011 e membro-fundadora do IBF – Instituto Brasileiro de Focusing/Focalização.




MARIA LUIZA Rocha de Andrade (Coordenadora de Focusing): Psicóloga Clínica, Especialista em Sexualidade Humana, Mestre em Educação. Psicotera

peuta e Ludoterapeuta na Abordagem Centrada na Pessoa, Facilitadora de Grupos, Palestrante, Professora e Supervisora Clínica. Vice Coordenadora Geral da Associação Ibero-americana da Abordagem Centrada na Pessoa. Coordenadora de Psicologia no Programa Educacional Diabetes Weekend. Coordenadora de Focusing pelo TIFI - The International Focusing Institute (NY-EUA). Membro fundadora do CPH MINAS – Centro de Psicologia Humanista de Minas Gerais e do IBF – Instituto Brasileiro de Focusing/Focalização.



EDUARDO Blacher (Coordenador de focusing): Consultor psicológico (counselor) pelo instituto holos. Professor titular de focusing I e II nos instituto intercambio, holos e san isidro, formador de níveis superiores e especialista em dor, sintomas e enfermidades crônicas. Focusing oriented terapist, ny. Membro do diretório internacional do internacional focusing institute. Organizador de workshops, encontros e cursos de focusing no interior da argentina e em todo o mundo desde 2004 .








GABRIELA Riveros Aguilar (CHILE - Coordenadora de Focusing):

Estudou psicologia (1999-2003) na Universidade do Chile, momento em que decidiu iniciar um novo rumo em sua formação: adentrou-se ao mundo da arte e do desenho. Certificada como Focusing Trainer em 2004. A partir de então, trabalha na interrelação de ambos universos, dedicando-se ao processo criativo na área de direção de arte e imagem de marca. Está atualmente em processo de treinamento para ser coordenadora de Focusing no Chile.








EDGARDO Riveros Aedo (CHILE - Coordenador de Focusing): Psicólogo pela Universidade do Chile (1975); Máster em Humanidades com menção em literatura pela Universidade Adolfo Ibáñez (2008), Coach Ontológico (Newfield Network, 2000). Coordenador do Instituto Focusing de Nueva York para Chile ( 2000), Professor titular do Seminário Internacional de Focusing em Nueva York, Weeklong (periodo 2017-2020), Diretor da Escola de Focusing em Español (2017). Como discípulo de Eugene Gendlin, obteve a Coordenação y licencia para Chile no ano de 2000. Tem sido convidado por NY e Canadá em 2019 para facilitar oficinas sobre felt-sense, conceito chave da psicoterapia experiencial criado por Eugene Gendlin (1926-2017), criador da filosofia do Implícito. Publicação de livros: El Nuevo paradigma del Experiencieng (2000), Existencia y cambio (2000), Focusing Experiencial y Existencial (2006), Cross-Cultural Comunication: A model for a new pattern of relating: An Application of stoppoed process, leafing and crossing, (The Folio, 2007). Focusing, el nuevo paradigma para una psicología del Siglo XIX, Salesianos, 2008. Un Modelo del Proceso. Parafraseando a Eugene Gendlin. Editorial Focusing en Ecuador, 2009, Focusing desde el corazón y hacia el corazón (2015), El experienciar y la creación del significado. Parafraseando a Eugene Gendlin (2016), Un Modelo Procesal, parafraseando a Eugene Gendlin (2019), La visión panorámica: un estado de armonía para el diseño personal futuro (2019) En la actualidad es director del Instituto Focusing de Chile representando la licencia otorgada por Eugene Gendlin ene al año 2000. Riveros está dedicado a la Psicoterapia, y al entrenamiento experiencial en el área de la educación y de la salud.


____

INSCRIÇÃO: ( ATÉ 15/08/2020 ou enquanto tiver vagas disponíveis)

Preencher o formulário de inscrição no site (www.ibfocusing.com.br) e aguardar instruções sobre o pagamento.


Lembramos que as vagas são LIMITADAS e efetivadas mediante pagamento.

____

CONTATOS:

Ana Lídia (31) 99806-0893 (Vivo) Maria Luíza (31) 99104-8187 (Vivo) contato@ibfocusing.com.br


bottom of page