Ana Lidia Mafra

Coordenadora de Focusing, Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta, Facilitadora de Grupos, Palestrante, Professora e Supervisora Clínica.

Muito antes de eu viver o encontro com a focalização, me encontrei com a abordagem centrada na pessoa (ACP), ainda em 2002, quando cursava psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Até aquele momento da graduação, ainda não me sentia sintonizada com nenhum outro paradigma em psicologia até então apresentado. Entretanto, ainda no meu segundo período, foi presenteada em sala de aula com uma palestra de uma grande psicóloga humanista de Belo Horizonte que havia sido convidada pela professora para falar sobre a terceira força em psicologia. E lá senti meus olhos brilhando e meu coração batendo tão forte, que reconheci corporalmente o ponto de partida da minha caminhada.

Desde então, paralelamente à universidade, escolhi frequentar palestras, grupo de estudos, fóruns que apresentavam essa visão de mundo e de homem que tanto se afinizava com minha busca pessoal e profissional. Era como se eu estivesse fazendo uma “graduação paralela”, aprofundando pouco a pouco na direção por mim escolhida como a base de minha vida enquanto psicóloga. No meio dessa caminhada, fui me entregando, enquanto cliente, aos grupos de encontro, à psicoterapia centrada no cliente e percebendo que o encontro com a ACP ia além da minha vida laboral, era de fato uma grande oportunidade de autocuidado e autoconexão.

                Como psicóloga, realizei diversas formações na terceira força da psicologia e, em especial, a Formação em Psicoterapia Centrada no Cliente pelo Centro de Psicologia Humanista de Minas Gerais (CPH MINAS) que foi um pilar para meu trabalho em saúde mental (por onde atuei durante sete anos como coordenadora de psicologia de uma instituição psiquiátrica) e também como psicóloga clínica, por onde me adentro e me apaixono até hoje. Desde 2011, integro a equipe do CPH MINAS que tem o compromisso de divulgar a Psicologia Humanista através de diversas frentes de formação do psicólogo (Cursos de Formação, Minicursos, Grupos de Estudos, Seminários Clínicos, etc.) e também de oferecer diversas modalidades de atendimento psicológico centrados na pessoa à toda a população a partir de diferentes propostas de acordo com as condições socioeconômicas de cada um.

                Nessa jornada, fui percebendo a necessidade de compreender o outro (e a mim mesma!) a partir de seu corpo. Para mim, as palavras não eram mais o único veículo de expressão do ser, mas toda a sua totalidade comunicava suas experiências, histórias, emoções e significados. Desde então, meu olhar se voltou às psicologias corporais na tentativa de ampliar a compreensão e ressignificação de todo o vivido. Assim, um grupo de psicólogos amigos, do qual fazia parte, decidiu, em 2009, assumir a iniciativa de abrir a primeira formação em Focalização no Brasil facilitada por Tomeu Barceló, importante referência mundial em focusing. Em 2012, concluímos a formação e recebemos a titulação de focusing trainer, os primeiros certificados no Brasil pelo The International Focusing Institute de NY (TIFI). Segui avidamente buscando conhecimento em focusing no Brasil e fora dele e, em 2015, fui nomeada pela primeira coordenadora de focusing no Brasil, Maria Luiza Rocha de Andrade, mestre e parceira eterna, coordenadora in training em focusing. Esse processo se concluiu em 2016, onde assumi a coordenação de focusing, certificada pelo TIFI, ao lado dela.

                E foi durante esse movimento profissional que fui crescendo intensamente como pessoa. A partir da focalização senti o meu processo pessoal alcançando camadas mais profundas, onde a palavra não chegava. Tenho vivido muitas experiências libertadoras através desse cuidado a partir do corpo com minhas emoções, sentimentos e sensações. Até ouso dizer que essa reconexão com minhas experiências corporais, foi capaz de revelar não só dores a serem acolhidas, mas especialmente me reconectei gradualmente com minha espontaneidade e naturalidade há muito adormecida. Hoje não consigo mais me escutar sem ouvir o meu corpo, “ele e eu somos cada vez mais um só”. Por fim, para mim o corpo é fonte constante do novo, e o novo provoca a cada instante encontros vívidos com novas visões de mim mesma.

Desejo muito te encontrar nessa desafiadora aventura de nos tornarmos si mesmos a partir do corpo! 

Ana Lidia Mafra Bicalho de Oliveira

Cadastre-se para receber informações do IBF
  • White Instagram Icon

Contato

Endereço

Ana Lídia (31) 99806-0893 /

Maria Luíza (31) 99104-8187 e (83) 99997-6112 

E-mail: contato@ibfocusing.com.br

Av. Prudente de Moraes, 840 sala 901
Bairro Santo Antônio
30.380-252

Belo Horizonte-MG - Brasil

© Copyright IBF 2019. Cocreado por Brill