Maria Luíza 

Rocha de Andrade

Coordenadora de Focusing, Psicóloga Clínica, Especialista em Sexualidade Humana, Mestre em Educação. Psicoterapeuta e Ludoterapeuta na Abordagem Centrada na Pessoa, Facilitadora de Grupos, Palestrante, Professora e Supervisora Clínica

O focusing entrou em minha vida em 2002, em um Encontro Ibero-americano da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Neste encontro estavam presentes algumas pessoas que trabalhavam e ensinavam focusing. Eu não conhecia essa metodologia, não conhecia a filosofia de Eugene Gendlin, mas me senti chamada a ouvir e fui assistir a uma das apresentações. Fiquei encantada e decidida a aprender, a trazer para minha vida essa maneira tão delicada e eficaz de requisitar a participação do corpo no processo de pensamento, sentimento, simbolização e comunicação da própria experiência. Me encantou a possibilidade de dialogar com o meu próprio corpo e ouvir o que ele tem para me contar. A partir daí fui estreitando laços, solicitando materiais, referências – que até então eram menos acessíveis no Brasil – e construindo o caminho de aproximação com o focusing e com tudo que ele representa.

Vislumbrei a possibilidade de, como psicoterapeuta, levar esse poderoso recurso a outras pessoas, em seus processos de autoconhecimento e crescimento emocional; movida também pelo desejo de ser uma pessoa multiplicadora e contribuir para que o focusing se fizesse presente no Brasil, me tornei uma das fundadoras do IBF – Instituto Brasileiro de Focusing, onde temos o compromisso primeiro de difundir a Focusing através de cursos, seminários e outras atividades; de formar pessoas focalizadoras e facilitar processos em focusing.

Assim, sob a coordenação de Tomeu Barceló, me formei focalizadora (Focusing Trainer) e posteriormente Coordenadora de Focusing, com certificação internacional pelo TIFI - The International Focusing Institute.

Entre tantas coisas lindas que a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) já me proporcionou, se destaca a oportunidade de conhecer e abraçar a focalização, promovendo meu crescimento, ensinando-me a ouvir mais profundamente minha sabedoria organísmica, dialogar com meu corpo e confiar na direção construtiva que minhas experiências carregam, além de me capacitar para facilitar o processo de focalização de outras pessoas e testemunhar a magnitude do que é possível alcançar através da atenção que se dá ao que é corporalmente sentido!

Maria Luíza Rocha de Andrade

Cadastre-se para receber informações do IBF
  • White Instagram Icon

Contato

Endereço

Ana Lídia (31) 99806-0893 /

Maria Luíza (31) 99104-8187 e (83) 99997-6112 

E-mail: contato@ibfocusing.com.br

Av. Prudente de Moraes, 840 sala 901
Bairro Santo Antônio
30.380-252

Belo Horizonte-MG - Brasil

© Copyright IBF 2019. Cocreado por Brill