top of page

Etapa V - Focusing aplicado a Dores e Doenças Crônicas e Tomada de Decisão


O Instituto Brasileiro de Focusing realizou, no último final de semana, a etapa V do Curso de Formação em Focusing. Nessa etapa abordamos duas temáticas nas quais o focusing possui relevante aplicabilidade. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Contamos com a presença de Eduardo Blacher, amigo e coordenador de focusing na Argentina, para facilitar, de modo congruente com os pressupostos da abordagem centrada na pessoa, uma aprendizagem significativa dessas variações em focusing.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

No dia 15/11, compreendemos as definições de dor, sintomas, doenças crônicas e agudas bem como qual é a finalidade de sua comunicação para o desenvolvimento pessoal. Aprendemos a facilitar focusing nessas ocasiões em que a sabedoria organísmica clama por ser escutada.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

No dia 16/11, foi a vez de aprofundarmos na temática focusing e tomada de decisões. Como a vida é um constante fluir de escolhas, não há um só instante que somos convidados a realizá-las. Quando podemos tomar decisões escutando todo nosso ser, me aproximo mais da possibilidade de desfrutá-la com saúde emocional! Realmente foi um dia muito enriquecedor onde pudemos compreender como novos movimentos nos passos da focalização facilitam a conscientização do processo de escolha!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Enfim, saímos gratos por cada troca realizada e, especialmente, pela confiança de cada participante na possibilidade do Instituto Brasileiro de Focusing poder ser instrumento de mais um degrau na sua formação pessoal e profissional! 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eduardo Blacher, hasta luego! Gracias por su presencia facilitadora!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Que venha 2020! Novas turmas na formação e muitas novidades!

bottom of page