O que é focusing/focalização?

O focusing é uma das contribuições mais importantes do filósofo e psicoterapeuta experiencial Eugene Gendlin, nascido em Viena em 1926 e sediado nos Estados Unidos a partir de 1938, onde se tornou, por doze anos, um profundo colaborador de Carl Rogers, expoente da Psicologia Humanista do século XX e incansável pesquisador dos processos terapêuticos.

 

Focusing/focalização é uma filosofia, psicoterapia e metodologia corporal desenvolvido a partir dos anos 60 por Gendlin que descobriu, após investigar centenas de gravações de sessões terapêuticas, que as pessoas que entravam em contato com as suas sensações corporais tinham mais êxitos no seu processo psicoterapêutico. O corpo é mais do que uma máquina, ele é a consciência viva de tudo que sentimos, registrando portanto tudo o que passamos em nossa existência. Desse modo, Gendlin se concentrou em desenvolver um caminho que ensinasse as pessoas a perceber e conectar com suas experiências emocionais a partir do corpo e, portanto, a descobrir a direção construtiva das mesmas, ou seja, a reconhecer o que elas querem indicar como caminho de mudança para a pessoa que a vivencia.

 

Portanto, a focalização é um caminho para a auto-compreensão experiencial, onde aprendemos a ouvir o próprio corpo e a captar os significados sentidos de suas experiênciais. Dessa maneira reconecta-se com a sua sabedoria organísmica e o seu potencial de auto-atualização é facilitado. Em outras palavras, focalização é uma poderosa ferramenta que, a partir da auto-consciência, auxilia na busca da congruência pessoal e da saúde emocional.

 

A focalização ajudará a:

● reestabelecer o contato com nossa sabedoria organísmica.

● estabelecer uma comunicação e uma relação de confiança com o próprio corpo.

● tomar consciência e aceitar o nosso momento experiencial, as dificuldades e potencialidades para buscar mudanças verdadeiras, autênticas e construtivas.

● liberar espaços internos, amplos e seguros, onde podemos fazer uma pausa, inclusive frente aos conflitos e fracassos, nos ensinando a manter uma distância sadia de qualquer situação, para que possamos entendê-las melhor e atuar na busca de soluções.

 

E você pode aprender facilmente!

Cadastre-se para receber informações do IBF
  • White Instagram Icon

Contato

Endereço

Ana Lídia (31) 99806-0893 /

Maria Luíza (31) 99104-8187 e (83) 99997-6112 

E-mail: contato@ibfocusing.com.br

Casa Virtual IBF

© Copyright IBF 2019. Cocreado por Brill