top of page
analidiamafra

PRESENÇAS: Grupo de Supervisão Experiencial


TERAPEUTA, como é bom ter a sua companhia por aqui! 


Como terapeutas, sabemos quão solitário e desafiador pode ser o nosso processo de tornarmos companheiros  atentos, presentes e seguros na rica e complexa viagem do cliente em direção a si mesmo.


Ser terapeuta é, portanto, um caminho gratificante e também exigente, pois acompanhar o desenvolvimento do outro nos convida ao nosso próprio processo de autocompreensão e autocuidado.


Na formação profissional, o terapeuta normalmente é apresentado a diversas técnicas e métodos para facilitar a mudança psicológica de seu cliente. Entretanto, o terapeuta de orientação humanista sabe que o fator humano predomina sobre o fator técnico na facilitação do desenvolvimento do cliente. 


Nesse sentido, o trabalho do terapeuta requer o desenvolvimento de certas atitudes oferecidas na relação terapêutica que formarão um sólo, seguro e firme, por onde o cliente irá caminhar para (re)aprender a voltar a sua atenção mais naturalmente para si mesmo, desenvolvendo permissão e confiança para dialogar com aquilo que lhe é importante na sua vida experiencial.


O terapeuta humanista orientado pela abordagem experiencial confia que o processo de organização das experiências do cliente passa por ajudá-lo a aprender a ESTAR PRESENTE E ABERTO diante das ricas e, às vezes complexas, experiências de seu mundo interno para ser capaz de acolhê-las, ouvi-las e significá-las a partir do que é vivido e sentido verdadeiramente, no corpo e a partir do corpo.



PARA QUEM?

O PRESENÇAS: GRUPO DE SUPERVISÃO EXPERIENCIAL é um grupo destinado a terapeutas humanistas que desejam articular sua prática à abordagem experiencial de Eugene Gendlin.


PARA QUÊ?

Visa ser espaço de trocas teóricas, práticas e experienciais sobre as possibilidades criativas e os desafios enfrentados nos seus atendimentos, bem como, ser um lugar de conexão interna consigo que potencializa o autocuidado e o seu desenvolvimento experiencial.


COMO?

Através de encontros online (ao vivo), a supervisora busca articular como a teoria pode iluminar algo da compreensão da particularidade da vivência do cliente em questão, bem como, acompanhar o processo de desenvolvimento do psicoterapeuta e, especialmente, sua maneira de vivenciar experiencialmente o processo do cliente, num movimento de abertura à horizontalidade e ao diálogo, sempre em interação crescente com o grupo.


NOSSOS OBJETIVOS:

Esperamos alcançar juntos:

  • Ampliação da habilidade de escuta e intervenção experiencial do terapeuta através do aprimoramento de uma escuta sensível de como as experiências do cliente se movimentam e se expressam por variados caminhos em seu mundo interno, compreendendo como o corpo do cliente pode ser integrado e escutado no processo terapêutico;


  • Compreensão de como o processo de simbolização das experiências pode ser facilitado para tornar-se mais experiencial do que uma simples nomeação, ou seja, como o terapeuta pode ajudar o cliente a ir desenvolvendo maior capacidade de contato interno a partir de convites à experienciação daquilo que o cliente comunica em atendimento, ajudando-o a favorecer a sua relação com o que está sendo internamente vivido e acessando os significados verdadeiramente sentidos;


  • Aprimoramento de recursos terapêuticos, especialmente a partir do desenvolvimento de uma empatia corporal que é expressa com uma linguagem experiencial,  para trabalhar a percepção rígida do cliente em relação a determinadas experiências que se encontram impedidas de fluírem no seu campo experiencial, se tornando fonte de adoecimentos, ansiedades, incongruências e profundos sofrimentos, favorecendo um resgate da consciência do seu sentir, lugar onde há vida psicológica e, portanto, possibilidade de processo de mudança.


  • Desenvolvimento da capacidade em se conectar com os aspectos não verbais da expressão do cliente: o ritmo particular, os gestos, as expressões, a entonação, as posturas, a intensidade e volume e energia própria dos sentimentos, compreendendo aspectos essenciais da natureza não verbal da comunicação humana.


  • Fortalecimento do autocuidado experiencial do terapeuta, ajudando-o a estabelecer uma relação interior de presença no seus atendimentos e na vida;


  • Promover espaço reflexivo sobre os cuidados éticos que perpassam a prática do terapeuta


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:


Data: 15/10/2024  a 17/12/2024

Frequência: Terças-Feiras - semanal 


Horários: 

Grupo 1 (supervisão c/ Ana Lídia) : 11h às 12h



Grupo 2 (supervisão c/ Maria Luiza): 18h às 19h 




Investimento: R$ 800,00 à vista ou em até 12x R$ 81,77 (no cartão com taxas) = (investimento referente aos 10 encontros)




Esse é um espaço para você se desenvolver integralmente,

cuidando ao mesmo tempo de si como terapeuta e de sua prática.


VAGAS LIMITADAS!


Kommentare


bottom of page