• IBF

Práticas Supervisionadas






Este nível tem por finalidade consolidar com assessoramento o conhecimento de forma prática através da aplicação assídua do método de focusing, conforme descrito abaixo.

Para dar início a estas práticas é necessário que o aluno tenha concluído o Nível I e II – Etapa Inicial.

Este nível compreende três etapas: Práticas supervisionadas presenciais, Práticas em dupla e Práticas realizadas em qualquer âmbito de intervenção. A segunda e a terceira etapas devem ser comprovadas através de relatório específico, conforme a descrição abaixo.


Práticas supervisionadas presenciais


Esta etapa de práticas supervisionadas presenciais tem por finalidade a consolidação e a avaliação final das competências adquiridas em todo o processo de formação, bem como promover uma análise crítico-reflexiva sobre as práticas realizadas.

Esta etapa terá duração de 25 horas (intensivas ou extensivas previamente agendadas) e no transcurso destas, o aluno deverá participar dos seguintes processos de focusing:

· Presenciar um processo facilitado pelo facilitador

· facilitar processos

· Ser facilitado em processos

· Atuar como observador em grupos de colegas

. Refletir sobre a presença em focusing.


Práticas em dupla comprovadas através de relatório vivencial


Esta etapa de práticas em dupla tem por finalidade desenvolver e consolidar as habilidades do focalizador, bem como, compreender experiencialmente os efeitos do focusing em si mesmo.

Esta etapa terá duração de 25 horas (metade das horas como facilitador e metade como facilitado) e deverá acontecer de maneira não presencial.

A dupla formada deverá aplicar o processo de focusing de maneira sistematizada, ambos vivenciando como guia e guiado e registrar da seguinte maneira:

· Relatório Vivencial Processual: Ao final de cada sessão, o aluno deverá elaborar seu registro sobre o processo vivenciado (principais impressões, dificuldades, experiências, momentos mais significativos, como percebeu sua presença como guia e/ou guiado).

· Relatório Vivencial Final: Ao final das 25 horas, o aluno deverá sintetizar o processo vivido, como guia e guiado, amplificando e integrando o conteúdo de seus relatórios vivenciais processuais.

Após a construção destes relatórios, o aluno deverá encaminhá-los em arquivo word para o e-mail do ibf e aguardar uma confirmação de recebimento e de conclusão desta etapa.


Práticas realizadas em qualquer âmbito de atuação comprovadas através de relatório teórico prático


Esta etapa consiste na descrição da prática realizada em um âmbito terapêutico como focalizador, podendo ser individual ou em grupo, bem como na integração da teoria com a prática.

Esta etapa terá duração de 25 horas e deverá acontecer no âmbito de atuação escolhido.

O aluno deverá registrar esta aplicação de focusing da seguinte maneira:

· Relatório Teórico-Prático Processual: Ao final de cada sessão, o aluno deverá elaborar seu registro descrevendo como se deu o processo de aplicação de focusing (dificuldades e facilidades encontradas, momentos mais significativos, como foi finalizada, etc.).

· Relatório Teórico-Prático Final: Ao final das 25 horas, o aluno deverá sintetizar o processo de aplicação em focusing refletindo-o a partir de algum aspecto teórico da psicoterapia experiencial, podendo escolher um elemento da teoria para relacionar com as observações das suas aplicações.

Após a construção destes relatórios, o aluno deverá encaminhá-los em arquivo word para o e-mail do ibf e aguardar uma confirmação de recebimento e de conclusão desta etapa.

PRÓXIMA PRÁTICA SUPERVISIONADA PRESENCIAL


Objetivo: As Práticas Supervisionadas Presenciais tem por finalidade consolidar com acompanhamento, o conhecimento de forma prática, através da aplicação intensiva de focusing. Local: Fonte do ser, Belo Horizonte-MG Dias:22 e 23 de Maio de 2020 Horário: de 09:00hs às 19:00hs Investimento: R$750,00 à vista ou 2 parcelas de R$390,00 Pré-requisito: é necessário ter concluído, pelo menos, o Nível I e II – Etapa Inicial.

FACILITADORAS:

ANA LÍDIA Mafra B. de Oliveira - CRP 04/26808: Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta, Facilitadora de Grupos, Professora e Supervisora Clínica do CPH MINAS. Formação em Psicoterapia Centrada no Cliente, Gestalt-terapia e Bioenergética. Especialista em Arteterapia pela UNAR. Focusing Coordinator (Coordenadora de Focusing) e Focusing Trainer (Instrutora de Focusing) pelo The Internacional Focusing Institute (NY-EUA).

MARIA LUÍZA Rocha de Andrade - CRP 04/11884: Psicóloga, Psicoterapeuta, Facilitadora de Grupos, Professora e Supervisora Clínica. Mestre em Educação, Especialista em Sexualidade Humana, Coordenadora da Célula de Psicologia do Programa Educacional Diabetes Weekend, Vice-Coordenadora Geral da Associação Ibero-americana da Abordagem Centrada na Pessoa. Focusing Coordinator (Coordenadora de Focusing) e Focusing Trainer (Instrutora de Focusing) pelo The International Focusing Institute (NY-EUA). ____ INSCRIÇÃO: (ATÉ 30/03/2020) Preencher o formulário de inscrição ( https://www.ibfocusing.com.br/formulario-de-inscripcion) e aguardar instruções sobre o pagamento. Lembramos que as vagas são LIMITADAS e efetivadas mediante pagamento. Haverá confirmação após quórum mínimo de inscritos. ____ CONTATOS: Ana Lídia (31) 99806-0893 (Vivo) Maria Luíza (31) 99104-8187 (Vivo)/(83) 99997-6112 (TIM)

contato@ibfocusing.com.br

Cadastre-se para receber informações do IBF
  • White Instagram Icon

Contato

Endereço

Ana Lídia (31) 99806-0893 /

Maria Luíza (31) 99104-8187 e (83) 99997-6112 

E-mail: contato@ibfocusing.com.br

Av. Prudente de Moraes, 840 sala 901
Bairro Santo Antônio
30.380-252

Belo Horizonte-MG - Brasil

© Copyright IBF 2019. Cocreado por Brill