• IBF

Congresso latino americano de focalização




No dia 08/10/2021, o Instituto Brasileiro de Focusing, através das facilitadoras Ana Lídia Mafra e Maria Luiza Rocha, facilitaram uma PAUSA para terapeutas no congresso latino americano de focalização.


A pausa nos dá a chance de incluir o corpo como fonte de auto-cuidado. Como terapeutas, somos atravessados corporalmente por diversos afetos que são vivenciados a cada encontro com o outro. E nem sempre encontramos espaços para a promoção de nossa congruência enquanto profissionais para seguirmos vivendo, de modo integrado, a arte do cuidado com o outro.

A pausa é um espaço de autocuidado para receber o nosso mundo interno, que está sempre em movimento e nem sempre recebe nossa atenção. É uma possibilidade de pausar um pouquinho para acolher, escutar e oferecer o cuidado a esses "cuidadores que somos, às vezes, tão feridos", que necessita tanto da própria presença , atenta, amiga e interessada em se atender. Como se pudesse ser cliente de si mesmo e, por um breve espaço de tempo, receber de você o seu cuidado!


Foi um grande encontro de propósitos e cuidados através da focalização!