top of page

Psicoterapia Orientada pela Focalização

 

“A psicoterapia experiencial origina-se de uma filosofia que sustenta que a experiência direta é implicitamente rica em significados, mas nunca é equiparável a palavras e conceitos". 

(Eugene Gendlin)

 

A Psicoterapia Experiencial propõe um caminho onde o crescimento psicológico se dá a partir do contato interno que a pessoa desenvolve com o seu sentir no corpo e, portanto, com os significados que advém desse sentir e não apenas de um contato com aquilo que se sabe de si.

 

Para facilitar com que a pessoa possa desenvolver a capacidade de reconhecer o movimento de seu sentir e, então, dialogar com esse vasto reino de informações sentidas, a psicoterapia experiencial nos convida, através da presença de um facilitador com uma linguagem amorosa e respeitosa, a acessar ao corpo, consciência viva de tudo que vivemos, a aprender a fazer companhia a nós mesmos e, a partir dele, dialogar e crescer com cada uma de nossas experiências. É um caminho para a autocompreensão experiencial, onde se aprende a ouvir o próprio corpo, captar os significados sentidos de suas experiências e a confiar na direção construtiva que elas apontam. Dessa maneira, reconecta-se com a sabedoria organísmica inerente a cada ser e o potencial de autoatualização é despertado.

 

A Psicoterapia orientada pela focalização visa ser um espaço de experienciação de si onde a pessoa terá a oportunidade de parar, sentir e se escutar a partir do corpo. Poderá ser atendida a partir de alguma demanda específica ou simplesmente buscar um contato aberto e livre sobre como o seu corpo tem registrado seus movimentos no mundo. Enfim, essa modalidade de psicoterapia segue sendo ampliada através do olhar da filosofia do implícito e da focalização. É inovadora, pois considera que a mudança psicológica ocorre quando o movimento da experiência pode ser vivido e continuado interiormente através do corpo. É um processo que facilitará à pessoa ser “si mesma”, revisando seu autoconceito, reintegrando e organizando suas experiências a partir do corpo, promovendo maior consciência de si. Desse modo, a pessoa será mais capaz de fazer escolhas autênticas e de se posicionar na vida respeitando e valorizando a si mesma.

O atendimento deverá ser agendado e ocorrerá em dia e hora específica previamente combinados com a facilitadora.

bottom of page